Quer saber o que o futuro reserva para a contabilidade?

Descubra, agora, algumas das principais tendências para o setor.

Serviços consultivos

A prestação de serviços na contabilidade deve ir além das rotinas financeiras, trabalhistas e fiscais.

O futuro da profissão se baseia na orientação estratégica voltada à gestão empresarial.

Assim, é importante promover serviços de consultoria para que o empreendedor seja capaz de tomar decisões cada vez melhores.

Contabilidade digital

A digitalização, evidentemente, também transformado a contabilidade.

Para que os serviços sejam mais ágeis e ainda assim eficientes, a tecnologia tem sido muito útil.

Já existem ferramentas online para a automatização de tarefas e a ideia é que o mercado lance ainda mais sistemas e plataformas desse tipo.

Contabilidade na nuvem

Para garantir a segurança das informações e a agilidade das operações, diversos serviços têm sido armazenados na nuvem.

E, na contabilidade, não é diferente.

A expectativa é de que os dados sejam mantidos em servidores externos, acessíveis mediante login e senha de qualquer dispositivo conectado à internet.

Inteligência artificial na contabilidade

A inteligência artificial é uma tecnologia altamente eficaz para análise e gerenciamento de informações.

Ela é muito poderosa para gerar insights e ajudar na tomada de decisões – o que, em suma, é a base do trabalho de contabilidade.

Por essa razão, a inteligência artificial deverá ser cada vez mais aplicada aos serviços contábeis nos próximos anos.

Comunicação digital

Além dos serviços online, os contadores e consultorias devem ampliar seus canais de atendimento.

A ideia é que as orientações sejam feitas também no ambiente digital, por meio de plataformas e aplicativos, como Skype e WhatsApp.

Contabilidade de nicho

A personalização dos serviços também chegou à contabilidade.

Sendo assim, uma das tendências de atuação é a segmentação de um público específico.

No futuro, veremos mais escritórios especializados em determinados segmentos.

Marketing digital na contabilidade

Foi-se o tempo em que a contabilidade ficava apenas no mundo offline.

A digitalização não se aplica apenas aos serviços. É preciso também que as consultorias estabeleçam presença na internet.

Sendo assim, ferramentas de marketing digital, como sites, mídias sociais e anúncios em buscadores são fundamentais para ampliar o relacionamento com o público existente e atrair novos clientes.

 

Fonte: blogdoead.com.br

Foto: pixabay