Quer saber o que o futuro reserva para a contabilidade?
Descubra, agora, algumas das principais tendências para o setor.
Serviços consultivos
A prestação de serviços na contabilidade deve ir além das rotinas financeiras, trabalhistas e fiscais.
O futuro da profissão se baseia na orientação estratégica voltada à gestão empresarial.
Assim, é importante promover serviços de consultoria para que o empreendedor seja capaz de tomar decisões cada vez melhores.
Contabilidade digital
A digitalização, evidentemente, também transformado a contabilidade.
Para que os serviços sejam mais ágeis e ainda assim eficientes, a tecnologia tem sido muito útil.
Já existem ferramentas online para a automatização de tarefas e a ideia é que o mercado lance ainda mais sistemas e plataformas desse tipo.
Contabilidade na nuvem
Para garantir a segurança das informações e a agilidade das operações, diversos serviços têm sido armazenados na nuvem.
E, na contabilidade, não é diferente.
A expectativa é de que os dados sejam mantidos em servidores externos, acessíveis mediante login e senha de qualquer dispositivo conectado à internet.
Inteligência artificial na contabilidade
A inteligência artificial é uma tecnologia altamente eficaz para análise e gerenciamento de informações.
Ela é muito poderosa para gerar insights e ajudar na tomada de decisões – o que, em suma, é a base do trabalho de contabilidade.
Por essa razão, a inteligência artificial deverá ser cada vez mais aplicada aos serviços contábeis nos próximos anos.
Comunicação digital
Além dos serviços online, os contadores e consultorias devem ampliar seus canais de atendimento.
A ideia é que as orientações sejam feitas também no ambiente digital, por meio de plataformas e aplicativos, como Skype e WhatsApp.
Contabilidade de nicho
A personalização dos serviços também chegou à contabilidade.
Sendo assim, uma das tendências de atuação é a segmentação de um público específico.
No futuro, veremos mais escritórios especializados em determinados segmentos.
Marketing digital na contabilidade
Foi-se o tempo em que a contabilidade ficava apenas no mundo offline.
A digitalização não se aplica apenas aos serviços. É preciso também que as consultorias estabeleçam presença na internet.
Sendo assim, ferramentas de marketing digital, como sites, mídias sociais e anúncios em buscadores são fundamentais para ampliar o relacionamento com o público existente e atrair novos clientes.
Fonte: blogdoead.com.br
Foto: pixabay