Para que uma empresa cresça de forma consistente e sustentável, é muito importante definir um norte operacional, que é o conjunto de metas e diretrizes que orientam o empreendimento na direção do sucesso. Por isso, elaboramos este post para falar sobre o tema, demonstrando a importância de objetivos e indicadores claros para a sua gestão.

Para não restarem dúvidas no tema, cobrimos os aspectos mais importantes desse assunto, explicando o que são objetivos e indicadores, esclarecendo a importância dessas metas e métricas para a sua empresa e pontuando o maior erro que deve ser evitado na definição desses objetivos. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que são objetivos e indicadores nas empresas?

Um objetivo é uma meta de curto, médio ou longo prazo, que serve como um alvo operacional que precisa ser alcançado. Já os indicadores são métricas que podem ser monitoradas, tanto para analisar o progresso em direção ao objetivo, quanto para diagnosticar a saúde operacional, financeira e fiscal da empresa — além de outras utilidades e aplicações significantes.

Qual é a importância de bons objetivos e indicadores para uma empresa?

Sem um norte claro, a empresa opera no escuro, sem qualificar sua atividade e, consequentemente, sem entender a fórmula do próprio sucesso ou fracasso. Por isso, é fundamental incorporar metas claras, que sejam viáveis, mas desafiadoras. Assim, é possível alinhar o norte da empresa com o propósito dos colaboradores, estimulando um mindset de crescimento.

Melhora da tomada de decisão

Com objetivos claros, os times elaboram soluções que favorecem o alcance das metas. Assim, todo o escopo de decisões e práticas da empresa é alinhado para a conquista dos objetivos, evitando o desperdício de boas oportunidades.

Aumento da produtividade

Uma das principais consequências da falta de direcionamento é a ociosidade, pois, como já diz o ditado, “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho vale”. Com objetivos claros, a performance é realçada, e o trabalho, quantificado.

Facilidade na implementação de melhorias

Para empresas mais antigas, a adoção de mudanças pode encontrar muita resistência. Mas quando tudo gira em torno de bons objetivos, a tomada dessas decisões é muito mais fluída e intuitiva, eliminando a resistência quase que por completo.

Elaboração de boas diretrizes e direcionamentos

Com objetivos claros e muito bem definidos, a gestão pode elaborar um planejamento de longo prazo, com a confiança plena de que as diretrizes desse plano serão seguidas, permitindo, inclusive, a modernização da cultura organizacional da empresa.

Maior segurança operacional

Outro problema da falta de direcionamento é o baixo comprometimento entre a tomada de decisões e os seus resultados. Com objetivos bem definidos, toda decisão já está automaticamente justificada pela sua finalidade, que é o alcance das metas.

Como pôde ver, objetivos e indicadores são fundamentais para orientar o futuro de uma empresa. E aqui também vale destacar o maior erro a ser evitado, que é a definição de metas inalcançáveis. É relevante perceber que existe uma linha tênue entre uma meta desafiadora, que engaja o senso de colaboração das pessoas, e uma meta surreal, que desanima os seus colaboradores.

Agora que você sabe a importância de boas metas e métricas para a sua empresa, aproveite o momento para garantir a sua atualização em mais temas pertinentes à sua gestão.

 

 

 

Fonte: https://micropowerglobal.com/